Depressão existencial ocorre quando uma pessoa questiona o propósito da sua vida. Quando as pessoas falam sobre depressão, às vezes elas se referem a diferentes tipos com base no que eles acham que pode ter causado a sua depressão.
Uma dessas causas possíveis é depressão existencial, isto é, uma pessoa acaba por questionar a sua vida, a morte ou o significado da vida, e ao fazê-lo, cai em depressão.
De acordo com o existencialismo, um tipo específico de filosofia, os seres humanos são levados a um significado em suas vidas e não por um tipo específico de divindade ou deus, ou por uma autoridade externa, mas internamente, através de nossas próprias escolhas, desejos e objectivos.
Os seres humanos são inteiramente livres, e, portanto, inteiramente responsáveis pela sua própria felicidade ou miséria. Cabe a cada um de nós criar o significado que impulsiona a nossa vida, quer seja através do trabalho, passatempos, caridade, religião, relacionamentos, filhos, família, ou outra coisa.
Causas da depressão existencial
Quase toda a experiência, seja agradável ou dolorosa, pode ser uma causa de depressão existencial. Depressão existencial pode ser causada por um evento específico na vida da pessoa (por exemplo, a perda de um emprego ou a perda de um ente querido), ou simplesmente nada.
A pessoa pode começar a se perguntar se sua vida tinha significado antes de uma experiência agradável, como o casamento ou ter filhos.
Por outro lado, alguém que tem uma experiência negativa, como uma separação ou a morte de um ente querido, pode se perguntar se sua vida ainda tem sentido.
Além disso, às vezes chegando a uma certa idade uma pessoa pode desencadear uma crise existencial por causa de que as suas realizações falharam e a perspectiva estar mais perto da morte.
Quando ocorre depressão existencial?
Depressão existencial pode ocorrer quando uma pessoa fica cara a cara com esses tipos de questões da vida, a morte, a liberdade e o sentido da vida.
Por exemplo, uma pessoa com depressão existencial pode se perguntar:
Qual é o sentido da vida? É apenas trabalhar, ter uma família, e depois morrer? Será que eu vou encontrar alguém que realmente entende e acredita em mim, não importa o quê? Deus se importa comigo? Alguém realmente se importa comigo?
Qual é o sentido da vida? É apenas trabalhar, ter uma família, e depois morrer? Será que eu vou encontrar alguém que realmente entende e acredita em mim, não importa o quê? Deus se importa comigo? Alguém realmente se importa comigo?
Depressão existencial pode ser caracterizada por uma sensação única de desesperança em sensação de que nossa vida pode realmente não ter sentido.
Depressão existencial é visto frequentemente em crianças e adultos de inteligência superior, em geral dotados. As crianças que são considerados superdotados são considerados mais susceptíveis a experimentar depressão existencial. A sua inteligência superior à média permite-lhes ver o mundo de maneira diferente que as crianças da sua idade.
Tratamento da depressão existencial
Pessoas que sofrem de depressão clínica normal também podem ter problemas existenciais relacionadas com o significado de sua vida no curso de psicoterapia para tratar a depressão.
Este é um componente normal do tratamento da depressão, e muitos médicos, muitas vezes, trabalham com a pessoa para ajudá-los a explorar o significado de sua vida, se isso acontecer.
A procura de um significado ou paixão na vida é algo que muitas pessoas consideram importante, e um episódio de depressão existencial pode ajudar a focar a necessidade de uma pessoa encontrar uma resposta para essa pergunta.
Depressão existencial é geralmente tratada não com qualquer tipo de medicamento de prescrição, mas sim a psicoterapia focada em ajudar a pessoa a explorar o significado da sua vida.
Sair da depressão existencial
Depressão existencial não tem sido amplamente pesquisada e não há abordagens terapêuticas específicas que tenha sido mostradas funcionar melhor que as outras terapias no tratamento da depressão.
Muitos métodos envolvem focar a pessoa com depressão existencial em outras coisas de importância, como a família.
Algumas pessoas encontram alívio em se concentrarem em serem melhores pessoas dia após dia, aprendendo sempre algo novo, na sua aparência física, riqueza, ou religião.
Ocasionalmente, a terapia não é necessária; por exemplo, é normal para um adolescente passar por uma crise existencial, mas é normalmente rápido encontrar significado em amigos, escola, ou hobbies.
Ainda assim, é mais seguro entrar em contacto com um profissional de saúde mental para avaliar a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário